O Fala Brasil desta quinta-feira (26) destaca na série Jovem sem Limites a dependência e o vício das drogas.
Entender o que leva os jovens a um vício sem limites é tão difícil quanto se recuperar de um. Em dados extraídos de uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo, a porta de entrada para o mundo das drogas não é a maconha como se acreditava, mas sim o álcool. A bebida leva 46% dos adolescentes entre 13 e 18 anos a adquirir o vício.
O costume de beber começa dentro de casa, com os pais. Segundo o psicoterapeuta Sérgio Castillo, a família tem responsabilidades além da classe social.
Famílias de classe A terceiriza a educação, contrata diversos personal trainers, uma boa escola, uma babá. E a família das classes B e C deixa as crianças em creches ou com terceiros por falta de tempo.
De acordo com a psicóloga da Unifesp, o desafio dos pais é saber impor limites, sem controlar a vida do filho. Telefonar o tempo todo para saber cada passo do adolescente pode geral um efeito contrário.
A responsabilidade não pode ser confundida com culpa. Não se trata de uma ciência exata, na qual se encontra facilmente a origem do problema. Tudo é uma mistura de fatores, que ainda estão sendo descobertos. Os dependentes químicos são responsáveis, sim, tanto pela entrada nesse mundo quanto pela decisão de sair.
Confira também
Gravidez pode interferir na saúde bucal
O que você acha que deve ser feito quando os pais descobrem o vício dos filhos?